quarta-feira, 4 de março de 2009

JULES CLAVELIN E AUGUST COMTE

Imagem da fachada na Rua Benjamin Constant, 74
postada em:http://literaturaeriodejaneiro.blogspot.com/2008/07/templo-positivista.html

Apresentação da mesma no site

Igreja da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de JesuS em Botafogo

E como no popular se diz: "A fila anda" os anos vão seguindo em frente, mas os franceses gostaram do tropicalismo carioca e continuam atuando.

Projeto do Padre francês Jules Clavelin temos o belo templo da Igreja neogótica da Imaculada Conceição do Sagrado Coração de Jesus na Enseada de Botafogo. Ver em:
http://www.flickr.com/photos/pfragoso/545052554/

Os anos vão passando e outras contribuições influenciam o Rio, por conta das idéias de August Comte temos o Templo da Humanidade da Igreja Positivista, na Glória, além disso seu prédio é cópia do Pantheón.
Ver em:
"À época da proclamação da república, os ideais positivistas estavam muito em voga no Brasil e por aqui terminamos por adotar esse lema.
Eram positivistas boa parte dos abolicionistas e dos principais fomentadores da república".
Apenas na bandeira brasileira deixou de entrar "Amor", aquilo que abranda o lema, e ali foi transcrito o restante do Positivismo a parte, que soa autoritária, "Ordem" e do "Progresso".
Pois o lema positivista é: O Amor por Princípio, e a Ordem por Base; O Progresso por Fim !


André Costa

2 comentários:

  1. -Queria saber qual foram as ideias de August Comte sobre a bandeira do Brasil e prque o lema: "Ordem e progresso", em que foi inspirado, quando isso aconteceu e como foi publicado um tipo de frase dessa autoria na bandeira de um país.

    Gabriela Costa Cannatelli.

    ResponderExcluir