sábado, 28 de fevereiro de 2009

JEAN BATIST DEBRET NA MISSÃO ARTISTICA



Um dos franceses que veio com a Missão Artística Francesa foi Jean Batiste Debret 1768-1848 que teve sua formação acadêmica na Academie dês Beaux-Arts de Paris.

Em 1816 por ocasião dos festejos da coroação de D. João VI, rei de Portugal foi dele o trabalho de ornamentação da cidade e também quando da recepção da princesa Leopoldina, da Austria, esposa do príncipe D. Pedro.

Foi autor de vários quadros a óleo, e reuniu grande documentário social - tipos, aspectos e costumes, acontecimentos históricos que ocorreram na cidade entre 1816 e 1831 e que foram editados em três volumes com litografias.

Esses trabalhos são bastante reproduzidos na literatura colegial, pela riquesa de detalhes do cotidiano da época.
Debret teve a declarada intenção de agir como historiador fiel, reunindo na obra documentos relativos aos trabalhos realizados na época da Missão Artística.

Foi nomeado professor de Pintura Histórica na Imperial Academia de Belas Artes e voltou à França em 1831.
Aproveito para lembrar que aqui as postagens iniciais estão embaixo e cada dia dá uma subidinha, parece meio bagunçado mas é assim que funciona, por blocos diários ou bloggers.
Aguarde, irei postar mais sobre esses fatos, mas sempre destacando o RIO DE JANEIRO, e suas influências na nossa história, sendo assim não postarei imagens de outras cidades.
André Costa

Um comentário: